sexta-feira, 13 de maio de 2011

Descoberto lagarto cego e sem pernas no Camboja

 
Uma nova espécie de lagarto, sem olhos e sem paernas, foi descoberto por cientistas no Camboja, avança o Mail Online. A pequena criatura, semelhante a uma minhoca, foi encontrada por Neang Thy, nas Montanhas Cardamom, quando este desviou um tronco de árvore. O réptil tentou esquivar-se à luz do sol, mas o investigador ainda conseguiu fotografá-lo. O animal foi já classificado como uma nova espécie e baptizado largarto cego Dalai Mountain (Dibamus dalaiensis), devido ao nome da montanha onde foi descoberto.

Neang Thy, que trabalha par a associação Fauna e Flora Internacional (FFI) e estuda reptéis e anfíbios há cerca de 10 anos, disse: “No início, pensei tratar-se de uma espécie comum, mas observando mais de perto percebi que era um animal que eu não conhecia”.

Pesquisas recentes realizadas naquelo país permitiram a a descoberta de novas espécies, desde plantas carnívoras a uma rã verde-sangrando. Jenny Daltry, bióloga conservacionista do FFI, explicou que foi necessário um ano até que o réptil ter sido considerado uma nova espécie.


“Esta última descoberta é particularmente notável, pois não é apenas uma nova espécie, mas também o primeiro réptil a ser descoberto e formalmente descrito no jornal científico [Zootaxa] por um investigador cambojano”, destacou.


Segundo a BBC, este lagarto cego parece uma cobra, mas na verdade é um lagarto que evoluiu para poder viver no subsolo – perdeu as pernas para poder contorcer-se no interior do solo. Além disso, ao contrário das cobras, este animal não tem a língua bifurcada. “A maioria das cobras só tem um pulmão, enquanto os lagartos têm dois”, explicou Neang Thy. [JN]

Sem comentários:

Enviar um comentário