quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desaparecido há 100 anos, roedor é "redescoberto" na Colômbia

Espécie não era vista desde 1898. Foto: EFE
Espécie não era vista desde 1898
Foto: EFE

Um roedor de 45 cm foi "redescoberto" na Colômbia após não ser visto por mais 100 anos no país. O rato arbóreo de Santa Marta (Santamartamys rufodorsalis) foi registrado por dois funcionários da organização ProAves. São as primeiras fotografias da espécie, que não era vista desde 1898.
Segundo a organização, o animal foi registrado às 21h30 (horário local) do dia 4 de maio, mas as imagens só foram divulgadas nesta quarta-feira. Lizzie Noble e Simon McKeown, dois voluntários da ProAves que observam anfíbios ameaçados de extinção, fizeram o registro.
De acordo com o relato, o roedor ficou tranquilo com a presença de duas pessoas e não se incomodou com a sessão de fotos que durou cerca de duas horas. Após o encontro, ele se retirou tranquilamente para uma floresta.
O roedor foi encontrado na reserva El Dorado. "A reserva representa uma arca de Noé, já que protege a perpetuação das últimas populações de flora e fauna endêmicas e em perigo de extinção de Sierra Nevada de Santa Marta. É um tesouro vivo como nenhum outro na Terra", diz Paul Salaman, da organização World Land Trust, cientista que confirmou que se tratava da espécie desaparecida. [terra]


















Sem comentários:

Enviar um comentário