domingo, 1 de abril de 2012

Rola-brava é a ave do ano de 2012

 


Espécie escolhida pela SPEA está a “desaparecer” desde os anos 80 

Por Luísa Marinho

Apesar de ser uma “ave comum bem dispersa por todo o território de Portugal continental”, a rola-brava tem regredido a nível populacional. Por essa razão, à qual está subjacente a necessidade de preservação, a Streptopelia turtu foi nomeada ave ano pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).

Em conversa com o «Ciência Hoje», Domingos Leitão, coordenador do Programa Terrestre desta organização não-governamental, explicou a nomeação.


“Tem-se verificado uma regressão tanto em Portugal como no resto da Europa”, explica, sublinhando que se está mesmo a assistir “ao desaparecimento de uma espécie”. Segundo os dados disponíveis (Censo de Aves Comuns - SPEA), entre 2004 e 2010, as populações nacionais registaram uma diminuição média de 31 por cento.

No resto da Europa os dados vão mais atrás e são ainda menos animadores. Segundo o Esquema Pan-Europeu para a Monitorização de Aves Comuns, por cada 100 rolas existentes em toda a Europa em 1980, actualmente existem apenas 31.

É um decréscimo de 70 por cento. É preciso fazer algo para contrariar esta tendência”, sublinha Domingos Leitão. Uma das primeiras propostas será suspender temporariamente a caça, “durante o tempo que for necessário para que seja possível estudar a espécie e perceber melhor o que se passa”.

Esta ave é muito apreciada, sendo caçada desde o final de Agosto até princípios de Outubro, precisamente a época de reprodução. Depois, a ave migra para o África, onde passa o Inverno.As razões do decréscimo populacional podem ser várias.

“O seu habitat tem sido degradado. A espécie tem sofrido muito com a intensificação da agricultura e com as alterações climáticas. Tem também sofrido com o avanço do deserto e as secas prolongadas na África subsariana”.

Suspender a caça permitiria estudar as causas precisas do seu desaparecimento. “A rola-brava é mais caçada nos países do Sul da Europa, como Espanha, Malta, França ou Itália. Uma moratória na caça à rola-brava em Portugal podia servir de exemplo para os outros países”.

 Nome científico: Streptopelia turtur
» Família: Columbidae
» Caraterísticas: espécie migradora de longa distância, que passa o inverno em África 
» Ocorrência: Europa, Norte de África, Médio Oriente
» Quando pode ser observada: primavera/verão
» Habitat: sebes, galerias ripícolas, montados e parques urbanos
» Alimentação: sementes
» Distribuição: mais abundante no Norte do que no Sul, particularmente abundante em Trás-os-Montes.
» População: entre 3,5 e 7,2 milhões de casais desta espécie na Europa
» Curiosidades:
   - Membro mais pequeno da família dos pombos 
   - Pode de percorrer distâncias superiores a 10.000 km
   - Estima-se que sejam abatidas anualmente entre 2 e 3 milhões destas aves
 Fonte:CH

Sem comentários:

Enviar um comentário