quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Papagaio africano cinzento fala urdu e inglês

 Foto: Reuters
Um papagaio africano cinzento é capaz de proferir palavras em urdu (uma língua indo-europeia) e em inglês, incluindo o tradicional cumprimento muçulmano “As-Salamau Alaikum” (“que a paz esteja sobre vós”) e “quem é o menino bonito?”, em inglês.
Segundo a edição inglesa do jornal Metro, Mittu (assim se chama o papagaio) começou a aprender algumas palavras em urdu com uma família muçulmana que vivia em Inglaterra. Mais tarde foi adoptado por Ghaffar Ahmed, que reside em Stourbridge, West Midland (Inglaterra), que continuou a incentivá-lo a aprender mais palavras nestas duas línguas.
Mittu, que tem apenas dois anos, consegue ainda emitar o ladrar de um cão e alertar quem se esquece de fechar a porta do frigorífico.
“Ele diz algumas palavras como «As-Salamau Alaikum”, «bismillah», que significa «em nome de Alá» e «shabaash”, que quer dizer «bem feito»”, explica Ghaffar Ahmed, casado e com três filhos.
Os papagaios africanos cinzentos são conhecidos pela sua inteligência, conseguindo resolver problemas e desempenhar determinadas tarefas, tal como os golfinhos e os chimpanzés. 
Fonte:Os Bichos

Sem comentários:

Enviar um comentário