domingo, 3 de julho de 2011

Canadense treina urso e vira seu melhor amigo


Mark Dumas é o único homem no mundo que brinca com um urso polar. O treinador mergulha em uma piscina com Agee, de 16 anos e eles  trocam afagos na água. De volta à terra firma, ele “luta” com o animal, que pesa cerca de 800 quilos, e deixa que Agee abocanhe sua cabeça. Quando se cansam da brincadeira, o treinador e Agee tiram uma soneca juntos.
Mark Dumas, de 60 anos, e Dawn, sua esposa, de 49 anos, moram em British Columbia, no Canadá, e treinam Agee, o urso polar (o maior predador terrestre do mundo) para estrelar comerciais de TV. Agee já apareceu em filmes como “Alasca”, em 1995, quando ele era apenas um filhote. A intimidade do treinador com o urso é incrível e os dois vivem se abraçando.
+ Panda faz aniversário e ganha bolo de gelo e refresco
“Se alguém tentar fazer isso, vai acabar como jantar para o Agee“, avisa o treinador. “As únicas pessoas do mundo de quem ele gosta sou e eu minha esposa”. O treinador continua: “trabalho com ursos desta forma há mais de 40 anos, e desenvolvi uma linguagem corporal. Agee sabe se comportar muito bem quando estou por perto. Ele conhece as regras e nós estamos sempre reforçando-as”.
O treinador conta que o urso viveu dentro de sua casa durante as primeiras semanas de vida, até que ele cresceu tanto que ele e a esposa foram obrigados a levá-lo para um espaço externo. É neste local que Agee passa a maior parte do seu tempo. O lugar é muito próximo da casa e de fácil acesso à estrada que dá acesso aos sets de filmagens e TVs locais.
+ Ursos-polares passeiam pelas ruas da China
Quando está em casa, Mark adora passar o seu tempo brincando com Agee.”De manhã, Agee é mais brincalhão e está mais relaxado, neste momento o que ele gosta é de rolar na grama. Nos divertimos e às vezes, até dormimos juntos no jardim. É uma ótima maneira de relaxar após um dia ruim”, diz o treinador.
Mark Dumas afirma se sentir um privilegiado por poder tirar um cochilo com a cabeça encostada em um urso polar adulto. “No final do dia, quando eles estão preparando o set para as filmagens de “Obras”, Mark treina Agee seguindo o roteiro. O urso executa vários comandos em troca de “presentinhos” como bife, bolinhos de salmão e chocolates. Mark pede e Agee fica em pé e às vezes, ele até finge que está rugindo, bravo. Para isso, basta um sorriso do treinador.”Agee não está rugindo de verdade, é apenas
ação”, disse o treinador de animais. “Depois, os técnicos inserem o som do rugido se eles precisarem para a cena”.
+ Urso atrevido faz careta para a câmera
O treinador do urso garante que o animal adora o que faz. “Ursos são animais extremamente inteligentes e você pode ver que ele fica feliz em ser estimulado a trabalhar. Este urso não teve condições de ter uma vida selvagem, então, é importante que nós cuidemos dele para mantê-lo sempre ativo, é por isso que adoro nadar e jogar no gramado”.
Quando chega a noite, Agee recebe um farto jantar de salmão, que é rico em proteínas, frango ou outras carnes. A dieta é equilibrada com vitaminas e complementos necessário aos ursos.”Na natureza, ele estaria comendo focas. Como não podemos dar-lhe focas, oferecemos uma dieta rica em gordura semelhante ao seu alimento natural”, explica Mark.
Além de toda a intimidade que tem com Mark e sua mulher, Agee é miuto ciumento. “Ela fica com muito ciúmes de outras mulheres que vão conversar com o Mark”, contou a esposa, Dawn. “Isso não acontece quando eu me aproximo dele, mas se houver outras mulheres, ele fica possesso”
Fonte: Planeta Bicho

Sem comentários:

Enviar um comentário