quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cães podem ser mais inteligentes que gatos

28 Novembro 2010

Os cães serão mais inteligentes que os gatos? Sim, pelo menos é isso que diz um artigo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, tendo por base um estudo realizado por uma equipa de investigadores do Institute of Cognitive and Evolutionary Anthropology, da Universidade de Oxford.

Segundo este estudo, a sociabilização é a chave para o desenvolvimento do cérebro, ao longo de milhões de anos, e o facto de os cães se sentirem bem em grupo favoreceu-os em relação aos gatos, que são mais individualistas.

Estes resultados de comparação entre cães e gatos foram obtidos utilizando alguns testes padrão de aprendizagem nos animais. Temos por exemplo a utilização de equipamentos para disponibilizar alimento, que os cães aprenderam a utilizar com o tempo, ao contrário dos gatos, que nunca utilizaram os meios ao seu dispor para se alimentarem.

E não são só os cães, mas os canídeos em geral. Lobos e raposas, por exemplo, são também bastante astutos e isso deve-se ao facto de pertencerem todos ao mesmo ramo evolutivo, vindo assim comprovar as histórias das raposas matreiras.

Para este estudo, que decorreu durante um ano, foram usados como amostra cerca de 500 espécies diferentes de mamíferos, e conclui-se que nos animais mais sociáveis os seus cérebros tiveram um maior desenvolvimento os longo do tempo. Depois do Homem, foi o cérebro dos macacos que cresceu mais ao longo do tempo, seguido por cavalos, golfinhos, camelos e cães. Em comparação, o cérebro dos gatos e dos veados, por exemplo, animais menos sociáveis, tiveram um menor desenvolvimento no mesmo período de tempo.

Este é, certamente, um tema apaixonante e que pode separar aqueles que gostam mais de gatos daqueles que preferem os cães. Sorte têm os que gostam de ambos, juntam o melhor dos dois mundos e ficam satisfeitos, em qualquer dos casos.

Fonte: Bicharada

Sem comentários:

Enviar um comentário