sábado, 10 de setembro de 2011

Animais do Zoo de Trípoli abandonados à sua sorte

Os habitantes dos jardins zoológicos são habitualmente os primeiros a serem neglicenciados nas cidades atingidas por catástrofes naturais ou humanas. Em Trípoli, capital da Líbia, não é diferente.


O enviado especial da CNN, Nic Robertson, entrou no zoo da cidade (embora lhe tenham dito que estava vazio por se encontrar em obras) e encontrou tigres, leões, hipópotamos, tartarugas gigantes, macacos, ursos, entre outros animais, enjaulados, esfomeados e com sede.


Um tigre, de pele flácida, começou a andar de um lado para o outro assim que pressentiu a presença de alguém. “Só olhando para ele e vendo como ele caminha dá para perceber quão magro ele está”, conta. “Não há aqui ninguém que nos possa dizer com que frequência estão a ser alimentados e se são vistos por algum médico veterinário”.


Enquanto Nic Robertson visitava o zoo, chegou um tratador. Explicou que durante os sete dias e meio de intensos confrontos na cidade, os animais estiveram à sua sorte. Agora que a situação está mais calma, 10 dos 200 funcionários voltaram a trabalhar e já estão a alimentá-los.


Os felinos têm apenas metade da quantidade de alimento de que necessitam diariamente e a água também não abunda. Tendo em conta as altas temperaruras que se fazem sentir na cidade, Nic Robertson diz que todos os animais vão continuar a sofrer.

Fonte:Os Bichos

Capturado nas Filipinas crocodilo gigante suspeito de ter matado duas pessoas

 Fotos: Stringer/Reuters
Um crocodilo marinho gigante com mais de seis metros de comprimento, suspeito de ter atacado pessoas e gado, foi capturado no sul das Filipinas, anunciaram hoje as autoridades locais.

O réptil, que pesa 1.075 quilos e mede 6,4 metros, terá matado um agricultor em Julho e devorado búfalos, perto da vila de Bunawan, na ilha de Mindanao, indicou o caçador de crocodilos Rollie Suiller. O Ministério do Ambiente também atribuiu ao animal agora capturado a morte de uma rapariga de 12 anos, em 2009.

O animal é um dos maiores já capturados, afirmou Josefina de Leon, chefe da divisão de fauna e flora selvagens do Ministério. "Segundo informações recolhidas, até ao presente momento, o maior crocodilo capturado tinha 5,48 metros de comprimento", disse.

O crocodilo é um macho de mais de 50 anos, segundo Rollie Sumiller. "É o maior que já capturei em 20 anos de carreira", sublinhou o caçador.

Segundo o Guinness Book, o maior crocodilo marinho em cativeiro é um espécime de 5,40 metros, Cassius, que está num parque natural perto de Cairns (nordeste da Austrália).

A imprensa também divulgou informações sobre um animal de 6,2 metros, capturado e morto na Papua Nova Guine, em 1982, tendo sido medido depois de a pele ter sido retirada.

"A população local está aliviada. Entretanto, não estamos certos de que seja este crocodilo a atacar os seres humanos, já que há muitos crocodilos na região", disse Sumiller.

O crocodilo será entregue a um parque natural, segundo o autarca de Bunawan, Edwin Cox Elorde. "Ele será a vedeta do parque", acrescentou o caçador.

Bunawan é uma cidade com 30.000 habitantes, construída numa planície pantanosa, perto de um rio do mar. O crocodilo marinho, que vive nas regiões costeiras e que suporta bem a água doce e salgada, é o maior réptil do mundo.

 
 Fonte:Os Bichos

 
                                                                           

Harbor é o cão com as orelhas mais compridas do mundo

  
Foto: Ryan Schude/AP/Guiness World Records
O nome de Harbor, um cão Coonhound preto e castanho de oito anos, foi esta semana inscrito no livro dos recordes por causa do comprimentos das suas orelhas: a esquerda mede 31,1 centímetros e a direita 34,3 centímetros.


Em declarações à CBS News, a dona de Harbor conta que quando ele era cachorro tropeçava muitas vezes nas próprias orelhas e rebolava pelas escadas abaixo.


Jennifer Wert, que vive em Boulder, no estado americano do Colorado, acrescenta que é muito comum as pessoas pararem para lhe colocarem questões, tirar fotografias ou afagar as longas orelhas de Harbor.


Agora, com oito anos de idade, Harbour já consegue de andar por todo o lado sem grande agitação, a não ser quando passeia no parque.


Mas o recorde do cão com as orelhas mais compridas do mundo ainda pertence a Tigger, também um Coonhound, que morreu em 2009. A orelha direita de Tigger media 34,9 centímetros e a esquerda 34,2 centímetros.


Segundo a edição inglesa do jornal Metro, as orelhas extra-longas dos cães de raça Hound, especialmente dos Coonhound, não servem apenas para a audição, mas também para o olfacto. Ao arrastarem as orelhas no chão levantam os odores na direcção do nariz.

Fonte:Os Bichos