quarta-feira, 27 de julho de 2011

Girafa que nasceu com deficiência nas patas traseiras já caminha sozinha


Uma jovem girafa, que nasceu com uma deficiência nas patas traseiras num jardim zoológico do Kansas (EUA), já caminha sem qualquer ajuda, graças a uns sapatos especiais concebidos especificamente para ela e que tem vindo a usar há cerca de um ano, conta o jornal inglês Daily Mail.

Hope (“Esperança”, em português) nasceu no Topeka Zoo em Julho do ano passado com uma anomalia chamada hiper-extensão dos joelhos, ou seja, as patas traseiras estavam inclinadas para a frente (no caso dos humanos, era como se caminhassemos com os tornozelos e não com os calcanhares).

Numa acção pioneira, o médico veterinário Joseph Kamer calçou-lhe uns sapatos feitos de madeira compensada com calcanhares extendidos e um tendão artificial. É a primeira vez que esta técnica está a ser aplicada numa girafa.

Durante quase um ano, Hope usou estes sapatos, que fizeram com que as patas ficassem direitas e o tendão esticado. Agora, já pode caminhar normalmente como qualquer girafa, sem a ajuda de artificialismos.
 Fonte:JN

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cão ataca tubarão à dentada

Praia australiana foi palco de estranho ataque

Não pode dizer-se que um cão que morda um homem seja grande notícia, pois já se sabe que notícia à séria seria se o homem ferrasse o dente no canídeo. Então e se um cão morder um tubarão?

Por:J.C.S.



Pois, em bom rigor, um cão que morda num tubarão não pode deixar de ser considerada uma boa notícia, pelo menos insólita. Num final de tarde ensolarado numa praia australiana, dois cachorros refrescavam-se nadando quando alguns tubarões se aproximaram da praia já que um suculento ‘leão marinho' aguardava que os ‘esquálidos' se afastassem para poder ir à sua ‘vidinha'.
Contudo, os cães começaram a ficar sem paciência pois entre eles e a praia nadavam tranquilamente os tubarões e é nesse momento que um dos cachorros mergulha e ferra uma valente dentada na barbatana de um dos tubarões para espanto dos donos que filmavam a cena e dos próprios tubarões que deram à ‘barbatana' e saíram da zona.

Feliz ficou o ‘leão marinho' que viu assim o caminho livre para regressar à água.


Fonte:CM

domingo, 3 de julho de 2011

Égua volta a enxergar depois de cirurgia


Uma eguinha recuperou a visão depois de seis horas de cirurgia em Bristol, na Inglaterra. Mary Anne, da raça rara shire (só existem 1500 exemplares na Grã Bretanha), nasceu com os olhos opacos e não conseguia enxergar. Donald e Jane McIntyre, donos do animal, não se conformaram e foram atrás de modos de curá-lo. A cirurgia, semelhante à da catarata já é feita em animais há mais de 20 anos. Em cavalos, no entanto, ela dificilmente era bem sucedida.
+ Pássaro rouba pelos de cavalo para fazer ninho

Quem fez a cura “milagrosa” foi o veterinário Tim Knott, que usou técnicas desenvolvidas na Alemanha e cobrou 6 mil libras (o equivalente a R$ 15 mil) pela operação. Quando foram avisados de que havia 80% de chances da eguinha voltar a enxergar, os donos não tiveram dúvida e bancaram a cirurgia, segundo informações são do jornal britânico Daily Mail. “Mary Anne foi um dos primeiros cavalos a voltar a enxergar deste modo na Grã Bretanha”, disse o veterinário.



Antes da cirurgia, Mary Anne mal conseguia andar e esbarrava em todos os obstáculos. Quando nasceu, foi rejeitada pela mãe precisou de ajuda para mamar. Depois da cirurgia, ela se comporta como um cavalo normal e se tornou companheira inseparável da mãe.
Fonte: Planeta Bicho

Canadense treina urso e vira seu melhor amigo


Mark Dumas é o único homem no mundo que brinca com um urso polar. O treinador mergulha em uma piscina com Agee, de 16 anos e eles  trocam afagos na água. De volta à terra firma, ele “luta” com o animal, que pesa cerca de 800 quilos, e deixa que Agee abocanhe sua cabeça. Quando se cansam da brincadeira, o treinador e Agee tiram uma soneca juntos.
Mark Dumas, de 60 anos, e Dawn, sua esposa, de 49 anos, moram em British Columbia, no Canadá, e treinam Agee, o urso polar (o maior predador terrestre do mundo) para estrelar comerciais de TV. Agee já apareceu em filmes como “Alasca”, em 1995, quando ele era apenas um filhote. A intimidade do treinador com o urso é incrível e os dois vivem se abraçando.
+ Panda faz aniversário e ganha bolo de gelo e refresco
“Se alguém tentar fazer isso, vai acabar como jantar para o Agee“, avisa o treinador. “As únicas pessoas do mundo de quem ele gosta sou e eu minha esposa”. O treinador continua: “trabalho com ursos desta forma há mais de 40 anos, e desenvolvi uma linguagem corporal. Agee sabe se comportar muito bem quando estou por perto. Ele conhece as regras e nós estamos sempre reforçando-as”.
O treinador conta que o urso viveu dentro de sua casa durante as primeiras semanas de vida, até que ele cresceu tanto que ele e a esposa foram obrigados a levá-lo para um espaço externo. É neste local que Agee passa a maior parte do seu tempo. O lugar é muito próximo da casa e de fácil acesso à estrada que dá acesso aos sets de filmagens e TVs locais.
+ Ursos-polares passeiam pelas ruas da China
Quando está em casa, Mark adora passar o seu tempo brincando com Agee.”De manhã, Agee é mais brincalhão e está mais relaxado, neste momento o que ele gosta é de rolar na grama. Nos divertimos e às vezes, até dormimos juntos no jardim. É uma ótima maneira de relaxar após um dia ruim”, diz o treinador.
Mark Dumas afirma se sentir um privilegiado por poder tirar um cochilo com a cabeça encostada em um urso polar adulto. “No final do dia, quando eles estão preparando o set para as filmagens de “Obras”, Mark treina Agee seguindo o roteiro. O urso executa vários comandos em troca de “presentinhos” como bife, bolinhos de salmão e chocolates. Mark pede e Agee fica em pé e às vezes, ele até finge que está rugindo, bravo. Para isso, basta um sorriso do treinador.”Agee não está rugindo de verdade, é apenas
ação”, disse o treinador de animais. “Depois, os técnicos inserem o som do rugido se eles precisarem para a cena”.
+ Urso atrevido faz careta para a câmera
O treinador do urso garante que o animal adora o que faz. “Ursos são animais extremamente inteligentes e você pode ver que ele fica feliz em ser estimulado a trabalhar. Este urso não teve condições de ter uma vida selvagem, então, é importante que nós cuidemos dele para mantê-lo sempre ativo, é por isso que adoro nadar e jogar no gramado”.
Quando chega a noite, Agee recebe um farto jantar de salmão, que é rico em proteínas, frango ou outras carnes. A dieta é equilibrada com vitaminas e complementos necessário aos ursos.”Na natureza, ele estaria comendo focas. Como não podemos dar-lhe focas, oferecemos uma dieta rica em gordura semelhante ao seu alimento natural”, explica Mark.
Além de toda a intimidade que tem com Mark e sua mulher, Agee é miuto ciumento. “Ela fica com muito ciúmes de outras mulheres que vão conversar com o Mark”, contou a esposa, Dawn. “Isso não acontece quando eu me aproximo dele, mas se houver outras mulheres, ele fica possesso”
Fonte: Planeta Bicho

Nasceu mais um golfinho no Sado

Foto: Pedro Narra/Vertigem Azul
O estuário do Sado tem um novo bebé. Na sexta-feira de manhã, os skippers da empresa Vertigem Azul avistaram uma nova cria de golfinho, aumentando assim para 26 os roazes (Tursiops truncatus) que vivem no estuário do rio Sado, em Setúbal, adianta a empresa em comunicado.
Ainda não se sabe se a mãe deste novo golfinho, baptizado Pirata, é Tripé ou Topocortado, uma vez que as duas fêmeas têm permanecido muito próximas dele nestes primeiros dias.
Segundo a empresa, a reprodução desta espécie é lenta. A fêmea dá à luz apenas uma cria de cada vez, após uma gestação de 12 meses. Desde o momento em que a cria nasce, a mãe acompanha-a sempre durante um período que pode variar entre 3 a 5 anos. Só depois está preparada para voltar a engravidar.
Nos últimos seis anos, nasceram 10 crias de golfinhos roazes no estuário do Sado, sendo que oito ainda permanecem junto do grupo original.
Fonte: JN

Já ouviu falar em panda-cão? É a nova moda na China

Entrar no Ruowen Pet Spa parece que estamos a ver um concurso canino da máscaras de Halloween. Há uma tartaruga-cão, uma zebra-cão, um homem-aranha-cão, um tigre-cão e até um panda-cão.

Rafael, um pequeno poodle, corre ao longo do cercado como qualquer outro cão, indiferente aos olhares curiosos. O seu pêlo branco-neve foi tingido com verde néon e parcialmente cortado, à excepção de uma parte do dorso, que se assemelha à carapaça de uma tartaruga, conta a Associated Press.

Rafael, assim baptizado em homenagem a uma das tartarugas ninja, é apenas um dos cães tingidos que participa numa exposição naquele spa, localizado no centro da cidade de Pequim e frequentado por cidadãos chineses com poder de compra que aderiram a esta última moda em relação aos animais de estimação.

“Se você sonha com isso, nós conseguimos torná-lo realidade”, diz Sun Ruowen, proprietária do spa, há 10 anos a trabalhar na área dos animais de estimação. A Sun cobra cerca de cinco euros por tingir uma orelha e à volta de 200 para pintar e cortar o pêlo do animal em todo o corpo. A maioria dos corantes dura seis meses antes de os pêlos voltarem ao tamanho original.

Outrora proibido pelo Partido Comunista Chinês, nos últimos anos têm vindo a crescer os negócios dirigidos aos animais de estimação. Este ano, o ano chinês do Tigre, um grande número de cães têm vindo a ser pintados com as cores deste animal.Dos Golden Retrieves aos Pequinois, os cães não estão apenas a ser tingidos, mas verdadeiramente transformados para se parecerem com os animais que os donos pretendem, diz Sun Ruowen. “Tingir os cães é muito popular em muitos países desenvolvidos como o Japão e a Coreia, mas na China irá ultrapassá-los muito rapidamente”, acrescenta.

Contudo, os médicos veterinários têm vindo a alertar os proprietários dos cães para os efeitos físicos e psicológicos que podem resultar no tingimento do pêlo. “Os donos devem procurar spa's que utilizem corantes naturais para não danificarem o pêlo, nem causar irritação na pele”, explica Tiam Haiyan, que trabalha no Hospital Veterinário de Guanshang, em Pequim. “Em termos psicológicos, cães que não estão habituados a serem o centro da atenção podem reagir de forma negativa a toda esta atenção repentina”. 
Fonte: JN